Embaixador da Eslováquia é o novo Presidente do Conselho da União Européia

Embaixador da Eslováquia é o novo Presidente do Conselho da União Européia

671e91e5-05fe-4990-afef-bf26fb5f838f-938x535
Nesta última quinta-feira(14), aconteceu um almoço exclusivo para a imprensa conhecer o Programa da Presidência Eslovaca do Embaixador da Eslováquia Milan Cigan, junto com a Delegação da UE no Brasil. Desde 1 de Julho deste ano a República Eslovaca assumiu a Presidência rotativa do Conselho da União Europeia em Bruxelas e será desempenhada até o último dia do dezembro deste ano.

Em entrevista para o Jornal do DF, o Embaixador Milan Cigan disse que a principal prioridade é integrar a Europa para as atividades globais e deixá-la economicamente forte. ” Um dos objetivos é integrar a Europa às atividades e aumentar os investimentos e unir os impostos”, completa Milan.

A Presidência do Conselho é exercida em regime rotativo pelos Estados-Membros da UE por períodos de seis meses, salvo no âmbito das relações exteriores dirigidas de forma permanente pelo Alto Representante da União, posto atualmente ocupado pela Sra. Federica Mogherini. Durante cada semestre, a Presidência dirige as reuniões a todos os níveis no âmbito do Conselho em Bruxelas, contribuindo assim para garantir a continuidade dos trabalhos da UE no Conselho.

No exterior de suas fronteiras, em terceiros países como o Brasil, a Presidência a nível local e dirigida pela Delegação da União Europeia (UE) com um papel semelhante ao de uma embaixada. E por isso que a Eslováquia, como estado membro da União Europeia, atualmente país Presidente, trabalhará de forma muito estreita com a Delegação da UE durante os próximos seis meses com o objetivo de garantir uma maior coerência e eficácia da política externa da UE.

“Vou me dedicar a unir os cidadãos com a União Européia, arrumar soluções sustentáveis e benefícios duradouros”, diz Milan Cigan.

(Fonte: Jornal do DF)