Evento: Uma Noite Eslovaca em Belo Horizonte

Evento: Uma Noite Eslovaca em Belo Horizonte

R
Quarta feira, dia 24 de Agosto, foi um dia de intensa celebração durante a primeira festividade sobre a cultura eslovaca em Minas Gerais. O jantar intitulado "Uma Noite Eslovaca em Minas Gerais" contou com bebidas e comidas tipicamente eslovacas, além de músicos e instrumentos musicais provindos diretamente do país.

A ilustre presença do Embaixador Senhor Milán Cigan trouxe ainda mais alegria à noite, e seu discurso enaltecendo a República da Eslováquia, além de seu extenso conhecimento sobre a cultura deixaram todos os convidados ávidos por aprenderem mais sobre esse incrível país. O Cônsul Honorário Senhor Renato Werner também marcou presença com um discurso de agradecimento à todos que o auxiliaram na festa e em seu papel de Cônsul, além de agradecer aos músicos eslovacos que aceitaram seu convite para animar a celebração.

Após os discursos foram erguidos os cálices de Borovicka (uma típica bebida eslovaca com infusão de frutas) para celebrarem aquele momento especial.

A música foi o destaque da festa, recheada de alegria dos músicos eslovacos. A atenção de todos estava, especialmente, no cimbal, um instrumento que mistura a arquitetura de um piano e as cordas de uma harpa. Além dele, a fujara fez sua aparição de forma majestosa, uma flauta de bambu em sobretons que pode chegar a 1,80m de comprimento, criada para controlar os rebanhos nas montanhas eslovacas.

O evento chegou ao fim com a promessa de que mais virão para representar a incrível cultura eslovaca em Belo Horizonte.