Região de Bystrica

A Região Bystrica está situada na área histórica de Zvolen no centro da República da Eslováquia, sendo a maior das Regiões. O destaque dessa região é principalmente suas belezas naturais. A UNESCO considera as áreas naturais preservadas das Montanhas Stiavnicke e as Terras Altas de Cerova e Polana como parte das consideradas Biosferas Preservadas do mundo.
Esta região possui várias atrações para quem busca contato com a natureza esplêndida que a Eslováquia pode oferecer.

Os Baixos Tatras são uma cadeira montanhosa de grande procura turística e recreativa, cujo maior pico é Dumbier com 2.043km de altitude. A área conta com áreas para caminhadas, hiking e esportes de aventura, além de áreas para ski (sendo o Janat da Região o maior da Europa Central), mas atenção: em regiões de menor movimento no Baixo Tatras é possível encontrar animais selvagens, como ursos. Por lá encontram-se hoteis e locais para acampamento para melhor receber os visitantes.
Durante sua estadia nos Baixos Tatras, por que não conhecer outro tesouro da natureza eslovaca? Vá para a Vila Donovaly no lado Oeste dos Baixos Tatras e consulte os nativos quais são as melhores trilhas no momento para as maravilhosas cavernas abertas ao público:
• Caverna Bystrianska (Bystrianska Cave)
• Caverna dos Morcegos Mortos (Cave of Dead Bats)
• Caverna da Liberdade Demanovska (Demanovska Cave of Freedom)
• Caverna congelada Demanovska (Ice Cave Demanovska)
• Caverna Vazecka (Vazecka Cave)

O Parque Nacional do Paraíso (Slovensky Raj) é outro grande destino para aproveitar na Região Bystrica.
Neste parque encontra-se de tudo um pouco: Florestas, amplas pradarias e planaltos, abismos, cânions, desfiladeiros, cachoeiras e incríveis 350 cavernas subterrâneas para serem exploradas! Nesse paraíso existem quase 300 km de trilhas demarcadas, cuja dificuldades são de baixas a medianas, porém cobertas por aventuras e grandes paisagens.

Os locais mais famosos dentro do parque são: Prielom Hornadu, Mirante Tomasovsky, Klastorisko (com suas ruínas de um monastério Cartusiano), Kysel, Sokolia Dolina, Velky, Maly Sokol, Piecky e Sucha Bela.