Região de Presov

A Região Presov possui fronteiras com Polônia e Ucrânia, tendo como principais cidades Bardejov, Levoca, Kezmarok e Stara Lubovna, que eram privilegiadas com o título de Cidades Livres Reais durante a Idade Média.
Levoca, por sua vez, é o diamante histórico e cultural da Eslováquia. Sua existência dada do século 13, sendo parte da Via Magna, a maior rota comercial da época. A herança histórica e cultural da cidade pode ser vista em sua arquitetura e no orgulho de sua população. Já Stara Lubovna possui em seu território um importante castelo, onde em 1412 foi assinado o Tratado de Paz (também conhecido como Tratado de Lubowla) entre o Rei da Polônia e o Rei da Hungria.
Os Altos Tatras se localizam nesta região, proclamados como primeiro Parque Nacional da Eslováquia em 1949, e Biosfera Reservada pela UNESCO. A cadeira montanhosa dos Tatras foi formada durante a era Terciária, sendo um tesouro geológico mundial.

Milhares de turistas visitam os Altos Tatras todos os anos. Durante o inverno as estações de Ski estão abertas e durante o verão os parques aquáticos fazem jus à sua fama turística. No verão, porém, não acredite no clima quando estiver subindo as montanhas: ele muda constantemente!