Universidades

As Universidades da Eslováquia atraem estudantes de todo o mundo, e já se tornou um dos destinos mais interessantes aos estudantes europeus, principalmente aqueles interessados em desenvolver suas habilidades na medicina. Por que os brasileiros ficariam por fora disso? A Eslováquia está de braços abertos para receber você e todo seu conhecimento! Para mais informações sobre programas de Graduação, acesse a SAIA (Slovak Academic Information Agency) aqui.

Sua ida à Eslováquia pode ocorrer de várias formas. Primeiramente de forma particular, em que o estudante escolhe a Universidade desejada e aplica diretamente para as provas de admissão destas. Para maiores informações, segue a lista de Universidades da Eslováquia que aceitam estudantes estrangeiros, juntamente ao guia aos futuros intercambistas na Eslováquia feito pela SAIA.

Outras maneiras de ter sua vaga garantida nos programas estudantis eslovacos são por meio de organizações especializadas.
Segue aquelas que atuam na Eslováquia:
o Programa ERASMUS Mundus

O Programa ERASMUS é uma ação da União Europeia para integração e evolução dos programas acadêmicos internacionais da Europa. Aqui no Brasil contamos com o ERASMUS Mundus (EM), que é a extensão do programa para outros estudantes além dos europeus. O EM é um programa de mobilidade estudantil idealizado e financiado pela União Europeia, cujas bolsas integrais passam desde oportunidade a professores, graduação, mestrado e doutorado.

Para mais informações, acesse o site do ERASMUS Mundus no Brasil em português ou o site do EM diretamente no site da União Europeia, em inglês.
o ABIPE (Associação Brasileira de Intercâmbio Profissional e Estudantil)

A ABIPE é uma organização que busca auxiliar os estudantes, empresas e famílias brasileiras a terem um intercâmbio cultural saudável. Pela ABIPE você pode receber auxílio caso já possua uma vaga em uma universidade estrangeira, para que sua viagem ocorra de maneira mais agradável possível. O programa vinculado à ABIPE, o IAESTE se especializa em buscar estágios e graduação para estudantes internacionais em outros países, inclusive na Eslováquia.  Mais informações no site, aqui.
o Rotary International

O Rotary International é um programa de mobilidade entre pessoas de todo o mundo, e suas possibilidades de modalidade de Intercâmbio são infinitas. O Rotary Youth Exchange está no mundo todo, e pode lhe dar a oportunidade para ir para todos os países em que eles se encontram. A organização é feita como um “clube” em que pessoas ao redor do mundo se inscrevem para viajar e para receber intercambistas.

Se você quer ter um intercâmbio cultural, encontrar bons amigos e fazer suas próprias regras este é seu programa ideal. Mais informações no site do Rotary, aqui.
o Bolsas de Intercâmbio na Eslováquia pelo governo eslovaco: As oportunidades e inscrições são publicadas na SAIA, aqui.